fechar
img

Programa

Festa da Flor da Madeira

Madeira, "A Ilha das Flores" foi a designação pela qual foi conhecida no exterior, durante muitos anos, esta ilha e que, devido à sua localização, era um importante porto de escala das rotas entre a Europa e os continentes africano e americano. Logo à chegada, os turistas eram surpreendidos pelas floristas que vendiam flores nas ruas do Funchal e conheciam depois a profusão das flores existentes nos jardins de cada casa, que perfumavam o ambiente e davam a conhecer a grande ligação quotidiana que os madeirenses tinham com as flores. A Festa da Flor, uma das maiores festas celebradas na Madeira, é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e à Primavera, e pretende, pela abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente, levar o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Esta homenagem, decorrerá, este ano, no mês de Maio, tão oportunamente designado como mês das flores. O Turismo da Madeira como entidade promotora da Festa da Flor, pretende maravilhar turistas e residentes imprimindo ao evento um carácter genuíno e inovador e fazendo com que estes festejos se prolonguem por muito mais tempo. Ao longo da placa central da Avenida Arriaga, desfilarão jovens vestidas de flor, serão construídos os célebres tapetes florais e poder-se-á ainda admirar as charolas de flores que embelezarão todo o recinto. Na Praça do Povo terá lugar a tradicional exposição da flor, e o habitual Mercado das Flores na Avenida Arriaga, empresta à baixa citadina um clima ímpar, envolto de aromas/perfumes de elementos da Natureza com animação diversa, que culminará com a construção do Muro da Esperança pelas crianças da Madeira e com o grande cortejo alegórico da flor. Venha daí, aproveite as condições climatéricas favoráveis e conheça as flores do mundo a partir deste mundo de flores.

Mercado das Flores
O mercado das flores permite dar a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas e a sua aquisição quer pelos visitantes, quer pela população local, num ambiente pitoresco e tradicional.

Exposição das Flores e Workshops
A Exposição da Flor ocorre no centro da cidade do Funchal mais concretamente na Praça do Povo, é uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, que se iniciou nos anos cinquenta do século passado. Podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.

A Praça do Povo será igualmente cenário de alguns workshops e mostras de artesanato.

Tapetes e Decorações Florais

A profusão da flora madeirense e a grande religiosidade da população madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. A tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e tem o seu expoente máximo na decoração do percurso das procissões religiosas, envolvendo toda a comunidade. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, a par das charolas de flores, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam as placas centrais pedonais da Avenida Arriaga.

Madeira Auto Parade

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura através da Direção Regional do Turismo promove, no próximo domingo, o "Madeira Auto Parade", uma iniciativa que encerra, em alta, as celebrações alusivas à Festa da Flor 2016, que terá lugar no dia 14 de maio pelas 16h00. Organizado pela Associação The Classic Motor Exhibition - ACME e o Clube Carocha da Madeira, este certame, tem por objetivo juntar o glamour dos automóveis e das motas clássicas, às flores da Madeira, integrando uma das maiores exposições e Concurso de Restauro e Elegância a título nacional, uma oportunidade única para admirar alguns dos melhores veículos e peças automobilísticas.

O itinerário deste evento será semelhante ao do Cortejo Alegórico da Festa da Flor, com inicio na Praça da Autonomia, passando depois pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul) até à Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida Francisco Sá Carneiro, terminando na Rotunda do Porto.

Os 400 veículos inscritos no desfile, incluem 150 motas, irão circular aos pares, um certame que contará com momentos de muita animação, cor e beleza a cargo de várias bandas musicais e figurantes vestidas com trajes inspirados nas flores da Madeira.

Trata-se de uma iniciativa que recupera e recria o desfile que era realizado nas décadas de 1980 e 1990, na cidade do Funchal, para o qual se espera contar com o maior envolvimento possível da população.

fundo1 fundo1 fundo2 fundo3 fundo4 fundo5 fundo6